Sobre a Adami S/A

Constituída em 9 de junho de 1942, com a razão social Adami & Cia. Ltda. iniciou sua atuação no segmento madeireiro com uma estrutura modesta. Na época, efetuava o desdobramento e comercialização de madeiras brutas. Em 1956 aconteceu a mudança da razão social para Adami S/A – Madeiras.
Procurando acompanhar o crescente desenvolvimento do setor, a empresa mantinha como principais atividades, além do desdobramento da madeira bruta, também a fabricação e comercialização de caixas de madeira.Os constantes investimentos realizados em máquinas e equipamentos de alta tecnologia foram decisivos para iniciativa na verticalização dos setores de atuação, permitindo a ampliação da linha de produtos, fundamental para a conquista de novos clientes e novos mercados.A Adami S/A é uma empresa familiar, que se encontra sob a administração da terceira geração de diretores, atuando continuamente na busca pela mais alta posição de liderança de mercado.
Atualmente, está composta pelas Unidades de Negócio Florestal, Madeireira, Papel, Embalagem e Energia Elétrica. Os principais produtos desenvolvidos pela atividade industrial são madeira serrada e beneficiada, paletes, painéis, molduras, portas, kits de portas, modulados, papel para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, energia elétrica e o plantio de florestas produtivas, desde a produção de mudas até a colheita. As Unidades de Negócio dispõem de processos produtivos automatizados que funcionam de forma integrada, realizando atividades exclusivamente em prol do fortalecimento do nome e das marcas Adami e Vert. A Adami S/A surgiu de um sonho do seu fundador, cresceu e se consolidou pela visão estratégica dos seus diretores, tornando-se valorizada pela eficiência operacional, foco nos resultados e transparência nos relacionamentos.


Questão Socioambiental

A Adami mantém em prática vários projetos sobre preservação do meio ambiente, construiu um novo aterro industrial para o correto descarte dos resíduos industriais e conta atualmente com uma moderna estação de tratamento de efluentes, ambos aprovados e fiscalizados pelos órgãos ambientais oficiais. Além de se tratar de uma empresa que apresenta um elevado índice de reciclagem de papel, ao consumir grande parte de aparas produzidas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, etc.

A Adami reutiliza boa parte dos resíduos gerados na Unidade Madeireira para a geração de energia em suas caldeiras da Unidade de Papel e Embalagem. O vapor é gerado a partir do calor provocado pela combustão da mistura cavaco/ar dentro da fornalha.

Cerca de 50% do cavaco utilizado nas caldeiras é reutilizado do próprio processo produtivo da Adami. Além de dar utilidade a um resíduo, a geração de energia por meio dessa biomassa substitui a utilização de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, que agridem mais o meio ambiente, no processo de geração de vapor nas indústrias, além de ser um combustível mais barato e renovável.

Na área social, a Adami investe de forma permanente no bem-estar de seus colaboradores ao oferecer atendimento em saúde ocupacional com médico do trabalho e atendimento odontológico no próprio parque fabril, além de manter campanhas preventivas sobre tabagismo, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, obesidade, câncer de mama e próstata, entre outras. Possui uma sede social que se destina ao lazer e outras atividades sociais e esportivas que envolvem seus colaboradores e familiares. Ao manter a escola – CEPA (Centro de Educação Pierina Adami), que visa proporcionar Educação Regular e complementar ao seu quadro de colaboradores, a empresa reforça sua preocupação com o ensino, pois acredita que somente por meio da educação poderá alcançar um nível cada vez maior de qualidade.


Posição de Liderança e Destaque

A combinação entre dinamismo, capacidade empreendedora, temperamento inovador e consistência social coloca a Adami S/A entre as empresas líderes no mercado de embalagens de papelão, com uma participação atual de 4,58% do mercado nacional, sendo responsável por 18,36% do abastecimento da região sul. Ao se especializar na produção de embalagens de papelão para alimentos, a empresa atende 35% da demanda nacional deste setor. A Adami S/A mantém sua filosofia de atender as necessidades de seus clientes por meio da melhoria contínua de sua infraestrutura, tecnologia fabril e qualidade dos seus produtos, sempre contando com a satisfação de seus colaboradores e atuando de forma consciente e respeitosa nas questões sociais e ambientais.