Pellets

A partir de dezembro de 2018, a Adami passa a produzir pellets de madeira. A nova marca da empresa, Accendo Pellets, será comercializada em alguns países europeus. O nome Accendo vem do latim e significa “aquecer”, que é também a principal função do produto.  Os pellets da Adami são fabricados a partir dos resíduos gerados pela produção dos demais produtos da Unidade Madeireira. Os pellets são formados por resíduos de madeira prensados em formato cilíndrico, que possuem entre 6 e 8 milímetros de diâmetro e entre 10 a 40 milímetros de comprimento. Durante o processo de produção, a matéria-prima é desidratada antes de ser comprimida, o que dá origem a um produto de grande poder calorífico e altamente eficiente. São utilizados para aquecimento em equipamentos como os recuperadores de calor, salamandras e caldeiras.Devido ao controle de combustão – otimização da mistura de ar e combustível – e de queimadores mais eficientes, os pellets de madeira não produzem fumaça nem cheiro. Amplamente utilizados em países europeus e norte-americanos há mais de três décadas, os pellets de madeira apresentam crescente uso no Brasil como fonte energética alternativa aos combustíveis fósseis GLP.

 

Vantagens:

Economia

Os pellets são um biocombustível mais econômico, representando cerca de metade do preço quando comparado com os combustíveis fósseis designadamente o gasóleo de aquecimento.

100% ecológico

A queima dos pellets dá origem a um ciclo neutro de emissões de CO2, uma vez que as emissões de CO2 geradas durante a queima, são equivalentes ao CO2 sequestrado pelas árvores em vida.
Produzidos a partir de resíduos da indústria transformadora da madeira, não é necessário que árvores sejam cortadas, pois eles são feitos a partir de restos de madeira de serrarias e pedaços de madeira que normalmente são descartados, como: cascas, refilos, costaneiras, lascas etc.

Eficiência e rendimento energético

Os pellets contêm um elevado poder calorifico, próximo de 5 KWh/kg ou 17,0 MJ/kg.
A combustão dos pellets produzidos manifesta-se bastante eficiente, quer pela baixa percentagem de humidade contida nos pellets, ≤ 10% quer pelo baixo teor de cinzas, inferior a 0,7% que estes produzem durante a queima.

Fácil transporte e armazenamento

A sua elevada densidade, entre 600 a 750 Kg/m3, e o seu formato granulado permite a otimização do seu transporte e armazenamento. Os pellets são um produto natural sem aditivos, não liberam vapores ou maus odores, como é o caso do gasóleo, e podem ser armazenado em espaços fechados e partilhados com outros produtos.